A partir desta segunda-feira, os adeptos de futebol deixam de ter de apresentar teste negativo à Covid-19 para entrar em estádios com lotação inferior a cinco mil espectadores. Há vários jogos abrangidos pela nova orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS) ainda na presente jornada.
De acordo com o mais recente documento da DGS, o acesso a qualquer evento de natureza desportiva realizado ao ar livre com menos de cinco mil espectadores (ou em interior com menos de mil) depende da apresentação de um de três elementos:
- Certificado digital Covid da União Europeia;
- Comprovativo de vacinação completa, há pelo menos 14 dias;
- Comprovativo de realização de teste negativo:
- Nas últimas 72 horas se for CPR;
- Nas últimas 48 horas se for antigénio;
- Realizado no momento, à porta do recinto, sob supervisão e verificação dos trabalhadores responsáveis pelo acesso ao espaço, se for autoteste.
Um reforço desta informação foi comunicado, esta segunda-feira, pela Liga Portugal a todos os clubes.
Quinto lugar da I Liga e liderança da II Liga em jogo
Há vários jogos abrangidos por esta mudança, já durante o dia de hoje. O Gil Vicente-Vitória de Guimarães, da I Liga, é um deles.
Quer isto dizer que o duelo que pode levar uma destas duas equipas ao quinto lugar da tabela - quem vencer ultrapassa o Estoril - será jogado já em circunstâncias distintas dos restantes jogos da jornada 17.
O quinto lugar é o último da zona de acesso às competições europeias.
Também se aplica ao Benfica B-FC Porto B e ao Nacional-Feirense, da II Liga, e demais jogos da Liga 3 e do Campeonato de Portugal.
O Benfica B tenta regressar ao primeiro lugar do segundo escalão e o Feirense ao segundo. Aos encarnados basta vencer. Os fogaceiros ascenderão à liderança da II Liga se vencerem e o Benfica B não vencer.
Neste momento, o líder é o Casa Pia, que jogou no domingo, com os mesmos 33 pontos das águias e mais um do que o Feirense, terceiro.
Mais de 5.000 espectadores: terceira dose ou teste
Em estádios com lotação superior a cinco mil espectadores, continua a ser necessária a apresentação de teste, além do esquema vacinal completo (primeira e segunda doses), para ver futebol ao vivo.
No entanto, há uma exceção: quem tenha a dose de reforço contra a Covid-19 (ou seja, a terceira vacina) fica isento da apresentação de teste negativo para a entrada nos estádios, independentemente da lotação. Será somente necessário apresentar certificado digital.
A obrigatoriedade de apresentação de teste negativo para entrar em estádios e pavilhões entrou em vigor no dia 1 de dezembro de 2021, mas inicialmente apenas para recintos com mais de 5 mil espectadores.
A medida foi posteriormente alargada a todos os estádios e pavilhões, independentemente da lotação, depois de os clubes terem limitado a lotação dos seus estádios a cinco mil espectadores, para que os adeptos não precisassem de teste.