A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, considerou esta terça-feira à tarde, que o presidente do PSD, Rui Rio, anunciou o voto contra a proposta do Governo de Orçamento para 2020 sobretudo para responder aos seus adversários internos.
Esta posição foi transmitida por Ana Catarina Mendes em conferência de imprensa, na Assembleia da República, pouco depois de Rui Rio ter anunciado que o PSD votará na sexta-feira, na generalidade, contra a proposta de Orçamento do Estado para 2020.
"O presidente do PSD não apresentou a real razão pela qual não quer votar esta proposta de Orçamento do Estado, porque falou para dentro do seu próprio partido, para a disputa interna e para os seus adversários. Rui Rio anunciou o voto contra aos seus adversários", sustentou a presidente do Grupo Parlamentar do PS.
Perante os jornalistas, Ana Catarina Mendes acusou o PSD de nunca ter votado a favor de orçamentos que "repuseram rendimentos, que aumentaram pensões, criaram emprego e baixaram impostos".
"Nunca o PSD esteve ao lado desta agenda progressista. Por isso, não é de espantar que, num clima de eleições internas, o PSD volte a votar contra uma excelente proposta de Orçamento - um instrumento que aumentará as verbas para o Serviço Nacional de Saúde, que atualiza as pensões e que, pela primeira vez, ao fim de 20 anos, cumpre o princípio da atualização salarial na administração pública", referiu.
Para a presidente do Grupo Parlamentar do PS, "não é de estranhar que, num clima de eleições internas, Rui Rio se tenha esquecido de falar aos portugueses".
"Não apresentou uma única proposta, mas falou para os seus adversários internos. Isso é pena, porque é o país que perde", acrescentou.
O Orçamento do Estado para 2020 será votado, em plenário, esta sexta-feira, 10 de janeiro.