O Ministério da Saúde nomeou esta terça-feira Rita Sá Machado como nova Diretora-geral da Saúde, sucedendo a Graça Freitas.
A médica, antiga conselheira da Organização Mundial de Saúde (OMS), foi chefe de divisão de Epidemiologia e Estatística da DGS no início da pandemia da Covid-19.
André Peralta, até então Subdiretor-Geral da Saúde em substituição, vai permanecer no cargo, tendo sido aberto um novo concurso para a posição.
"Rita Sá Machado terminou o mestrado integrado em Medicina pela Nova Medical School e é mestre em Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Com formação em Medicina em Viagem e Populações Móveis, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, é também pós-graduada em Gestão na Saúde pela Católica Porto Business School, e pós-graduada em Educação Médica pela Harvard Medical School", refere o Ministério da Saúde em nota.
A médica, que desempenhava funções em Genebra na área da Saúde e Migrações, foi também conselheira de Migração e Assuntos Humanitários no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Como médica, iniciou funções no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, tendo também exercido funções na área da saúde pública Direção-Geral da Saúde, na Administração Regional de Saúde do Norte e na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (Agrupamento de Centros de Saúde Almada Seixal).
"O Ministro da Saúde deseja os maiores sucessos à nova Diretora-geral da Saúde e aproveita este momento para renovar o agradecimento à anterior Diretora, Graça Freitas, pela dedicação e qualidade do trabalho desenvolvido nos vários anos dedicados à instituição e à causa pública", acrescenta em comunicado.