O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é esperado no Vaticano para se encontrar com o Papa Francisco este sábado. O encontro já foi inserido na agenda do Vaticano, confirmou a vaticanista da Renascença, Aura Miguel.
Zelensky tem uma agenda preenchida em Roma, depis de ter aterrado no aeroporto de Ciampino, por volta das 9h30 da manhã.
A Agência ANSA avançou que o dia do presidente ucraniano inicia às 10h30 portuguesas, numa reunião com Sergio Matarella, presidente italiano. Segue-se um almoço com Giorgia Meloni, primeira ministra, no Palácio Chigi. O encontro com o Papa Francisco está agendado para as 15h00, ao qual se seguirá uma reunião com a Secretaria de Estado do Vaticano. Por fim, às 17h30, Zelensky será o convidado de um programa de televisão.
Foram destacados mais de 1000 agentes das autoridades para garatir a segurança durante o dia.
O encontro entre o presidente ucraniano e Francisco será um de muitos passos numa missão de paz. O Papa já comunicou que a negociação e mediação são sinal de coragem, ao invés de conflitos armados, que revelam fragilidade.
A visita surge duas semanas depois do Santo Padre ter indicado que o Vaticano estava envolvido numa missão de paz para tentar travar o conflito entre Rússia e Ucrânia. O Papa terá entregado uma carta dirigida a Vladimir Putin ao enviado da Rússia ao Vaticano na sua despedida, mas esta informação ainda não foi confirmada.
[em atualização]