O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair acredita que o Brexit ainda pode ser revertido. “Sou 100% contra o Brexit”, afirmou sem hesitações, recebendo um forte aplauso da plateia.
“Farei tudo o que puder para evitá-lo e sim, acredito que o Brexit ainda pode ser reversível”, considerou, acrescentando que uma saída, a concretizar-se, “enfraquece o Reino Unido e enfraquece a Europa”.
Para o antigo primeiro-ministro, deve ser feito um segundo referendo sobre o assunto. “O acordo que Theresa May está a tentar fechar pretende contornar o Brexit, mas não há modo de o contornar”, reforça.
Eleições nos EUA
O primeiro tema sobre o qual Tony Blair falou foi as eleições intercalares nos Estados Unidos, nas quais o Partido Democrata conseguiu garantir a maioria na Câmara dos Representantes.
Tony Blair considera que vai haver algumas diferenças a partir de agora, mas que esta “não foi a enorme mudança que os democratas esperavam”.
O britânico considera que estas eleições foram uma “espécie de referendo a Trump” e que, ao olhar para os resultados, a leitura é que os “Estados Unidos ainda são um país dividido”.
“Uma das coisas que está a acontecer é que a América está a pacificar-se com esta Presidência e há uma diferença entre o ‘staff’ que está à volta do Presidente e o Twitter de Donald Trump”, afirmou.
Tony Blair esteve no Palco Central da Web Summit esta quarta-feira.