Covid-19: DGS assume que número de recuperados em Portugal pode ser maior
12-05-2020 - 18:13
 • Renascença

O valor atual de 11% tem sido calculado com os dados que chegam apenas dos hospitais, explica a diretora-geral da Saúde. Está a ser criada uma plataforma para receber os dados dos médicos de família.

Veja também:

O número oficial de doentes recuperados da Covid-19 em Portugal pode estar muito longe da realidade. Hoje são 3.013, mas podem ser muitos mais.

Confrontada com o número reduzido de recuperados - só 11% do total de infetados – a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, explicou na conferência de imprensa desta terça-feira que esse valor tem sido calculado com os dados que chegam dos hospitais.

De acordo com Graça Freitas, só agora estão a ser pedidos os dados aos médicos que têm acompanhado mais de 80% das pessoas, sendo que nos hospitais estão menos de 20% dos infetados com Covid-19.

“Estamos a desenvolver metodologias para que os médicos de medicina geral e familiar, que acompanharam ao longo de semanas doentes em residência (ambulatório), registem numa plataforma credível, é um registo médico”, explica a diretora-geral da Saúde.

Nessa altura, sublinhou Graça Freitas, as autoridades de saúde estarão em “condições de dizer, de facto, das pessoas que ficaram em casa – que foram a grande maioria – quantas é que já estarão recuperadas, por um critério objetivo de terem, pelo menos, um teste negativo”.

Portugal registou esta segunda-feira, pela primeira vez, um decréscimo no número de casos ativos de infeção pelo novo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde publicado esta terça-feira, há a registar 23.737 casos ativos de Covid-19, menos 249 que no dia anterior.

O mesmo documento revela, ainda, que o número diário de recuperados (464) supera, também pela primeira vez, o número diário de novos casos de infeção por Covid-19 (234).

A Renascença apresenta diariamente o número de casos ativos do novo coronavírus em Portugal, num dashboard com todos os números da pandemia. Para o cálculo deste indicador foi subtraído ao total de casos acumulados o total de óbitos e recuperados.

Contactada pela Renascença, a DGS não apresentou ainda nenhum esclarecimento adicional.

O boletim diário da Direção-Geral da Saúde regista 1.163 mortes (mais 19 em 24 horas) e 27.913 casos positivos (mais 234) provocados pelo novo coronavírus.

Os dados da DGS adiantam que Lisboa é o concelho que regista o maior número de casos de infeção pelo novo coronavírus (1.791), seguido de Vila Nova de Gaia (1.458), Porto (1.304), Matosinhos (1.216), Braga (1.153), Gondomar (1.050), Maia (909), Sintra (790) Valongo (737), Guimarães (663), Ovar (635), Coimbra (561) e Loures (536).

Evolução da Covid-19 em Portugal