Quer o carro de Niki Lauda? Coleção de Ecclestone, o antigo patrão da F1, está à venda
02-12-2024 - 16:00
 • Marta Pedreira Mixão

Entre os carros que vão ser vendidos estão o “fan car” Brabham BT46B com que Niki Lauda venceu o Grande Prémio da Suécia com mais de meio minuto de vantagem e o Ferrari F2002 com que Michael Schumacher venceu um dos seus títulos mundiais.

A coleção de 69 monolugares de Bernie Ecclestone está à venda. Num valor estimado de mais de 600 milhões de euros, a coleção abrange mais de 70 anos de corridas, segundo Tom Hartley Jnr., que está responsável pela gestão da venda.

Ecclestone foi dono da Brabham, entre 1971 a 1988, e responsável máximo da Formula One Group, empresa que controlou os direitos da F1 entre 1987 e 2017. Agora, com 94 anos, decidiu colocar à venda a sua coleção através da Tom Hartley Jnr Ltd., sendo que cada veículo vai ser vendido individualmente.

A Tom Hartley Jnr Ltd. refere que esta coleção "não é apenas a mais valiosa coleção de carros de Grande Prémio e de Fórmula 1 do mundo, é considerada a mais importante coleção de carros de corrida".

Entre os carros estão um Bugatti Type 54S de 1931, o Ferrari 375 F1 de Alberto Ascari, o “fan car” Brabham BT46B com que Niki Lauda venceu o Grande Prémio da Suécia com mais de meio minuto de vantagem, um Maserati 250F, o Vanwall que "conduziu" Stirling Moss à vitória no GP de Portugal em 1958 e o Ferrari F2002 com que Michael Schumacher venceu um dos seus títulos mundiais.

"Nunca houve uma coleção como esta à venda e ninguém no mundo tem uma coleção de carros de corrida que se aproxime da de Bernie. Esta é uma grande oportunidade para um colecionador exigente adquirir carros que nunca antes foram postos à venda, e seria ótimo vê-los de novo na pista”, refere Tom Hartley Jnr.

A coleção inclui também carros vencedores de campeonatos de Nelson Piquet, um dos quais foi utilizado para testes com Ayrton Senna no final da época de Fórmula 1 de 1983.