O ministro dos Negócios Estrangeiros revelou, esta sexta-feira, que Portugal vai retomar nos próximos dias os voos comerciais com Moçambique, mas os passageiros vão ter que ter alguns "cuidados".
Em declarações à RTP3, Augusto Santos Silva diz que os viajantes vão ter de realizar um teste à Covid-19 para embarcar para Portugal; outro no desembarque já em Portugal; e, depois, vão ter que fazer uma quarentena obrigatória.
"Vamos retomar os voos comerciais. Suspendemos para que as autoridades sanitárias tivessem tempo de estudar a nova variante. Estamos a preparar o despacho que o vai permitir", sublinhou.
O ministro referiu que variante Ómicron, que está a propagar-se rapidamente em alguns países da África Austral, obriga a "cuidados adicionais, mas não é motivo para manter os voos suspensos" com aqueles países.
Segundo o último balanço, foram detetados 37 casos desta nova variante em Portugal.
O país está em situação de calamidade pela segunda vez este ano, depois de ter estado neste nível mais elevado de resposta a situações de catástrofe, previsto na Lei de Base da Proteção Civil, entre 1 de maio e 30 de setembro.
Para responder ao agravamento da pandemia de Covid-19 em Portugal continental entraram hoje em vigor novas regras, como o reforço da utilização de máscara, da testagem e do certificado digital, bem como novas regras para entrar em Portugal pelas fronteiras aéreas, marítimas e terrestres.