O Reino Unido bateu, esta terça-feira, o recorde diário de casos de covid-19. Pela primeira vez, foi ultrapassada a barreira dos 200 mil casos, chegando a 218.724 em 24 horas.
O novo recorde diário representa mais de 60.000 infeções acima do total registado ontem - embora os números de segunda-feira tenham sido afetados pelo fim de semana do feriado.
Passaram-se menos de duas semanas desde que o total diário ultrapassou 100.000 pela primeira vez.
Os dados também revelam que que o número total de casos na semana anterior aumentou 50,9% em relação ao total da semana antecedente.
No mesmo dia em que o número de casos disparou foram contabilizadas 48 mortes.
Na reação a estes números, o primeiro-ministro Boris Johnson afirmou que quem considera que a pandemia se encontra próxima do fim “está profundamente errado” e que “devemos agir com extrema precaução”.
Johnson põe a tónica na necessidade de aprofundar o processo de vacinação, até porque nove milhões de britânicos ainda não foram vacinados.
O mesmo diz que 90% dos que estão hoje nos cuidados intensivos não estão vacinados.
Sem se querer comprometer com a ausência de novas medidas, Boris Johnson disse que vai tentar uma abordagem equilibrada e que “há boas hipóteses de passar pela onda da Ómicron sem mais restrições e certamente sem ser necessário um confinamento geral”.