O secretário do gabinete do Presidente da Ucrânia promete que o país fará "todos os esforços possíveis" para integrar a União Europeia.
Em visita a Portugal, para discutir com o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus a ajuda técnica que Portugal pode dar, Igor Zhovka considera que o país "merece" entrar na UE.
"Estamos prontos para vos fornecer todos os argumentos que provam que a Ucrânia merece fazer parte da família europeia, fazer parte da União Europeia", garantiu.
O processo de adesão à União Europeia é geralmente longo, complexo e burocrático, mas o representante do presidente Zelenskiy frisa que agora a situação é diferente - há uma guerra e apesar de ser preciso tempo, tudo depende, especialmente da "coragem política" dos lideres europeus.
"Às vezes é preciso adoptar decisões politicas fortes para ultrapassar a burocracia, para ultrapassar obstáculos artificiais. ", defende.
Já o secretário de Estado dos Assuntos Euroepus, Tiago Antunes, considera que este processo "tem vindo a correr de forma bastante acelerada".
Agora, falta o parecer do Conselho Europeu, que deverá reunir este mês, para "permitir avaliar os próximos passos a dar", indica.