Os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo vão estar, a partir das 00h00 de segunda-feira, em aviso amarelo, devido à chuva, que poderá ser temporariamente forte, indicou, este domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, o aviso amarelo, o segundo de uma escala de quatro, devido à chuva, que poderá "ser persistente e temporariamente forte", para aqueles três distritos do norte do país prolonga-se até às 12h00 de segunda-feira.
O IPMA mantém para os restantes distritos de Portugal continental o aviso verde, em que não está previsto qualquer situação de risco.
O IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca durante a tarde, a partir de segunda-feira está prevista chuva para todo o país, à exceção do Alentejo e Algarve.
O último relatório do IPMA indicava que mais de um quarto do território do continente estava no final de junho em seca extrema (28,4%), verificando-se um aumento em particular na região Sul e em alguns locais do interior Norte e Centro, estando o restante território em seca severa (67,9%) e seca moderada (3,7%).