Uma falha no sistema informático tem impedido que as informações de utentes encaminhados pela Saúde 24 cheguem ao Hospital Pediátrico de Coimbra, denunciam o director do serviço de urgências e a Liga de Amigos daquela unidade hospitalar.
O director do serviço de urgências, Luís Januário, disse à agência Lusa que o Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC) está "há cerca de um ano" sem receber as informações dos utentes encaminhados pela linha Saúde 24.
A falta de ligação aconteceu quando as mensagens deixaram de ser enviadas por fax e passaram a ser transmitidas através do sistema informático, situação que também foi denunciada pela Liga de Amigos do HPC.
O gabinete de comunicação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), no qual o Pediátrico está integrado, confirma a situação, mas refere que "nunca tinha sido reportada qualquer anomalia", até agora.
De acordo com o gabinete, a situação persiste porque o hospital "não tem o sistema de triagem actualizado, por disfuncionalidade dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde".
O director de urgências, Luís Januário, diz que o sistema de triagem "é obsoleto", sendo que o sistema informático "não está adaptado às exigências do funcionamento das urgências".
"Ansiamos pelo dia em que a informática funcione melhor e possamos ter um sistema de triagem informatizado e actualizado como os despachos ministeriais exigem", frisou.
A presidente da Liga de Amigos do HPC, Isabel Maia, confirma que a situação se "arrasta há um ano". "Qual o interesse de se manter a Saúde 24, uma vez que não funciona", questionou a responsável, considerando a "situação lamentável" e uma "menos valia para os utentes" do Pediátrico.
Segundo Isabel Maia, a Liga "está atenta" e vai encetar "esforços para que a situação seja regularizada".