A diretora-executiva da UNICEF em Portugal, Beatriz Imperatori, disse esta sexta-feira, à Renascença, considerar "quase impossível" mover a população de Gaza para sul do território.
"Será extremamente difícil poder, de alguma forma, não só evacuar todas as pessoas para sul, como pessoas doentes, que precisam de cuidados imediatos constantes, de uma forma segura para qualquer sítio que seja", disse.
Nas últimas horas, o Exército israelita fez várias incursões terrestres na Faixa de Gaza e uma invasão de larga escala a Gaza pode estar iminente.
As autoridades israelitas lançaram um apelo à população palestiniana para que se deslocasse para o sul de Gaza, uma ordem que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou esta tarde “impossível de concretizar” num cenário de guerra.
Beatriz Imperatori concorda com Guterres e apela ainda que se estabeleçam "períodos de paz" para que possam ser ser feitas "estas deslocações e evacuações de forma segura".
O secretário geral das Nações Unidas reitera que os hospitais no sul de Gaza "já estão lotados e não poderão aceitar milhares novos pacientes vindos do norte".