Dois caças da Noruega aterraram esta quinta-feira numa auto estrada na Finlândia, em Tervo, como parte de um exercício militar com o objetivo de reduzir o tempo em terra em tempos de guerra, tornando-se no primeiro país europeu a usar estas aeronaves de última geração.
Os dois F-35A Lockheed Martin da Força Aérea Norueguesa reabasteceram ainda com os motores a funcionar, antes de voltarem a levantar voo naquele local.
“Caças estão vulneráveis em terra, por isso poder usar pequenos descampados - e agora autoestradas - aumenta as probabilidades de sobrevivência em guerra”, indicou o chefe da Força Aérea da Noruega, o major-general Rolf Folland, citado pela Reuters.
Esta foi a primeira vez que o modelo específico de F-35 a aterrar em estrada, depois da façanha já ter sido conseguida por F-35B’s, que conseguem realizar aterragens verticais.
A Finlândia, que se juntou à NATO em abril, partilha com a Rússia uma fronteira de mais de 1.300 quilómetros e planeia comprar à Lockheed Martin 65 modelos F-35, enquanto a Noruega é um dos membros fundadores da Aliança Atlântica.