A Polícia de Segurança Pública anunciou numa publicação nas redes sociais que esta segunda-feira, pelas 15H00, “todo o pessoal da PSP fará um minuto de silêncio, em homenagem ao nosso camarada Fábio Guerra, em sinal de reconhecimento pelo contributo extremo do nosso Polícia”.
Na mesma publicação, a Polícia convida “todos os nossos concidadãos a associarem-se à PSP nesta iniciativa”.
Fábio Micael Serra Guerra, agente da Polícia de Segurança Pública desde 2019, faleceu na sequência de desacatos no dia 19, pelas 6H30, em Lisboa, quando juntamente com mais três colegas da PSP tentou evitar uma rixa entre dois grupos rivais à porta de um estabelecimento de diversão noturna.
Dois dos agressores identificados são fuzileiros e pertencem à Marinha.
A PSP lembra que Fábio ainda que se encontrasse fora de serviço, “não hesitou em intervir para tentar fazer cessar violentas agressões que ocorriam entre cidadãos”.
“Na sequência da sua intervenção, foi agredido, e sofreu lesões que acabaram por lhe provocar a morte”, recorda o comunicado.
A PSP diz que o agente Fábio Guerra “honrou, até às últimas consequências, a sua condição policial e o seu juramento de “dar a vida, se preciso for”, num gesto extremo de generosidade e sentido de missão”.
“A PSP e toda a sua família policial manifestam publicamente, aos familiares e amigos do nosso camarada falecido, votos de pesar, apoio e solidariedade” acrescenta a mesma missiva.
A mensagem de homenagem termina com um “Até sempre camarada”.
Numa nota de pesar, a Marinha Portuguesa "lamenta profundamente o falecimento do Agente da Polícia de Segurança Pública, Fábio Guerra", "reiterando que se encontra disponível para colaborar com as autoridades policiais, com vista ao apuramento de todos os factos".