Os Estados Unidos transferiram quatro presos do centro de detenção de Guantánamo, na ilha de Cuba, para Omã, seguindo um quinto elemento para a Estónia, revelou esta quarta-feira o Departamento de Defesa.
Os presos enviados para Omã foram Al Khadr Abdallah Muhammad Al Yafi, Fadel Hussein Saleh Hentif, Abd Al-Rahman Abdullah Au Shabati e Mohammed Ahmed Salam, enquanto Akhmed Abdul Qadir será enviado para a Estónia.
A decisão dos Estados Unidos é mais um passo do Governo de Barack Obama para cumprir a promessa de encerrar a prisão de Guantanamo, onde ainda permanecem 122 detidos.
Quando tomou posse, há quase seis anos, o Presidente norte-americano prometeu fechar a prisão, situada numa base militar em Cuba, mas o Senado dos Estados Unidos tem vindo a opor-se. Barack Obama considerada que o campo de detenção, que recebeu centenas de suspeitos de terrorismo depois dos ataques de 11 de Setembro de 2011, é prejudicial à imagem da América no mundo.
Os Estados Unidos pediram recentemente ajuda ao Vaticano para encontrar "soluções humanitárias" adequadas para os presos de Guantanamo.