EUA libertam mais cinco presos de Guantanamo
15-01-2015 - 08:04

Encerramento da prisão para suspeitos de terrorismo foi uma das promessas do Presidente Barack Obama.

Os Estados Unidos transferiram quatro presos do centro de detenção de Guantánamo, na ilha de Cuba, para Omã, seguindo um quinto elemento para a Estónia, revelou esta quarta-feira o Departamento de Defesa.

Os presos enviados para Omã foram Al Khadr Abdallah Muhammad Al Yafi, Fadel Hussein Saleh Hentif, Abd Al-Rahman Abdullah Au Shabati e Mohammed Ahmed Salam, enquanto Akhmed Abdul Qadir será enviado para a Estónia.

A decisão dos Estados Unidos é mais um passo do Governo de Barack Obama para cumprir a promessa de encerrar a prisão de Guantanamo, onde ainda permanecem 122 detidos.

Quando tomou posse, há quase seis anos, o Presidente norte-americano prometeu fechar a prisão, situada numa base militar em Cuba, mas o Senado dos Estados Unidos tem vindo a opor-se. Barack Obama considerada que o campo de detenção, que recebeu centenas de suspeitos de terrorismo depois dos ataques de 11 de Setembro de 2011, é prejudicial à imagem da América no mundo.

Os Estados Unidos pediram recentemente ajuda ao Vaticano para encontrar "soluções humanitárias" adequadas para os presos de Guantanamo.