A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população a dar conta do agravamento das condições meteorológicas “nas próximas 24 horas” em vários pontos do país.
As previsões apontam para chuva intensa nas regiões do Minho, Douro Litoral e nas serras do Gerês, Montemuro e da Estrela.
“Prevê-se ainda intensificação do vento de sudoeste a partir das 21h00 de hoje [quinta-feira], a prolongar-se durante o período nocturno”, adianta a ANCP, em comunicado.
Na madrugada de quinta para sexta-feira, dia 25, também é esperada chuva forte na região Centro, cenário que se pode estender ao Sul, nomeadamente aos distritos de Lisboa e Setúbal.
A Protecção Civil avisa para a possibilidade de queda de neve nas serras do Gerês e Montemuro e na região de Chaves e Montalegre, entre os 1000 e os 1200 metros de altitude, descendo para a cota dos 800 metros durante a noite.
A ANCP avisa a população para a possibilidade de cheias rápidas nos meios urbanos, de inundações devido ao transbordo de rios nas zonas historicamente mais vulneráveis e formação de lençóis de água e gelo nas estradas, bem como para queda de árvores.
As actividades junto da orla costeira, zonas ribeirinhas e relacionadas com o mar são desaconselhadas nas próximas 24 horas.