​Nada decidido sobre a suspensão de fundos (ainda)
04-10-2016 - 11:33
 • Manuela Pires

O destaque vai para a possível suspensão de fundos a Portugal e Espanha. Ainda nada está decidido sobre isso e, mesmo que a penalização avance, Bruxelas admite levantá-la se os dois países ibéricos cumprirem os planos de redução do défice. Foi isso msmo que garantiram no Parlamento Europeu dois comissários que rejeitam estar em causa uma sanção aos dois países.

ntem, em Estrasburgo, os dois comissários procuraram contrariar a ideia de que a suspensão de fundos é uma opção política, alegando que estão apenas a cumprir as regras europeias.

Em Lisboa, o comissário alemão Gunter Oettinger veio ontem a Lisboa falar do Mercado Único Digital. Antes, alertou no Parlamento para os perigos de um segundo resgate. O “DN” transcreve a conversa que ele manteve com os deputados; declarações que motivaram uma reacção imediata por parte do ministro dos Negócios Estrangeiros. À agência Lusa, Augusto Santos Silva recomendou máximo cuidado e sentido de responsabilidade aos responsáveis políticos, incluindo membros da Comissão Europeia.

O “Negócios” conta esta manhã que a Comissão Europeia está em Lisboa a analisar o estado das contas públicas e da economia. A visita está inserida nos trabalhos de recolha de informação para as previsões macroeconómicas que Bruxelas faz no Outono. O futuro da política orçamental está, assim, fortemente condicionado pela avaliação que a Comissão fará das contas públicas.

Outro tema, o “Negócios” diz esta manhã que a moeda britânica atingiu mínimos desde há mais de 30 anos. Esteve esta manhã a valer 1,2 dólares, o valor mais baixo desde Junho de 1985. A libra esterlina é, assim, penalizada pelo anúncio da saída do Reino Unido da União Europeia, num processo que se inicia em Março de 2017.

O “El Pais” conta esta manhã que o Parlamento Europeu está a pensar oferecer um bilhete de comboio para viajar na Europa a todos os jovens que façam 18 anos. “O Inter-rail grátis, contra o aumento do populismo na Europa” é uma proposta do Partido Popular Europeu que vai ser hoje debatida no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.