Viveu-se hoje uma quinta-feira negra no mercado de criptomoedas, com possível efeito de contágio em outros ativos financeiros tradicionais.
Alguns dos ativos digitais mais negociados, como a etherum ou a cardano, acumulam também quedas pronunciadas.
O mercado de criptomoedas perdeu 200.000 milhões de dólares (193.000 milhões de euros) de valor acumulado, durante o dia de hoje.
O valor de mercado combinado de todas as criptomoedas agora é de 1,12 triliões de dóalres, cerca de um terço do valor de novembro, com mais de 35% dessa perda chegando esta semana.
As quedas generalizadas estão a abalar as bases desta indústria recente, que prometeu substituir o dinheiro convencional.
A origem deste fenómeno é o mesmo que está a afetar as bolsas nas últimas semanas: a subida de juros pela Reserva Federal dos EUA para tentar conter a inflação que começa a dar sinais de estar descontrolada.
À medida que o dinheiro fácil e barato se evapora, os investidores estão a vender as posições mais arriscadas de forma ininterrupta.
Embora as criptomoedas estejam a registar perdas nos últimos meses, nas últimas sessões houve várias mudanças qualitativas.
A primeira delas é o contágio às chamadas “moedas estáveis”, criptoativos que teoricamente garantiam a solvência prometendo paridade com o dólar (ou com outras moedas emitidas pelos estados).
A Tether, a mais importante das "moedas estáveis" caiu naquarta-feira para o nível mais baixo desde dezembro de 2020.