Veja também:
Termina esta sexta-feira o prazo para os investidores lesados do papel comercial da Espírito Santo International poderem reclamar os seus créditos junto do BES.
O aviso é feito pela Associação dos Enganados e Indignados do Papel Comercial, que disponibiliza uma minuta tipo que cada lesado pode usar sem recorrer ao advogado.
O texto está disponível na internet, em www.lesadosnovobanco.com. Os requerimentos de reclamação devem indicar, nomeadamente, a proveniência do crédito, a data de vencimento, o montante de capital e de juros, bem como a sua natureza comum – subordinada, privilegiada ou garantida – e a existência de eventuais garantias pessoais.
Além disso, os credores "devem comunicar de imediato ao administrador da insolvência a existência de quaisquer garantias reais de que beneficiem".
O processo de liquidação do BES iniciou-se em Julho depois de o Banco de Portugal o ter requerido em tribunal. Neste processo, será feita a lista de credores pelos quais serão depois distribuídos os bens do banco, em função da hierarquia dos referidos credores.
O Banco de Portugal informou em meados de Julho que a licença bancária do BES foi revogada pelo BCE, entrando em liquidação.
O acordo para ressarcir os mais de dois mil lesados que tinham investido mais de 400 milhões de euros em papel comercial foi aprovado em Agosto.