O Papa Francisco enviou esta sexta-feira uma mensagem de solidariedade às vítimas do sismo que atingiu a Indonésia esta quinta-feira.
Numa nota enviada a D. Piero Pioppo, núncio apostólico no país, Francisco exprime tristeza face à “trágica perda de vidas” e envia uma mensagem de “sincera solidariedade a todos os afetados” pelo terramoto.
O Papa reza, ainda, pelos mortos e feridos e deixa uma palavra de incentivo às autoridades civis e a todos os envolvidos “nos esforços contínuos de busca e resgate”.
O mais recente balanço feito pelas autoridades indonésias indica que, até agora, há 42 vítimas mortais confirmadas e que, nesta fase, as equipas de resgate continuam a procurar sobreviventes sob os escombros.
Dezenas de réplicas e perigo de tsunamis
Cerca de 15.000 pessoas fugiram das suas casas desde o sismo, segundo as autoridades indonésias, o que apresenta um risco agravado em tempos de pandemia.
Segundo a agência Reuters o sismo danificou mais de 300 casas e dois hotéis, para além de ter destruído totalmente um hospital e os escritórios do governador regional, onde as autoridades dizem estarem presas várias pessoas.
Ao sismo seguiram-se dezenas de réplicas, com as autoridades a avisar para o perigo de mais sismos e até de tsunamis.
A atividade sísmica provocou três deslizamentos de terras e cortou o fornecimento de eletricidade, para além de ter danificado pontes importantes. As chuvas fortes pioraram o cenário para quem procurava abrigo.