Miguel Oliveira venceu este domingo o Grande Prémio da Estíria, disputado no circuito austríaco de Spielberg, e fez história ao ser o primeiro piloto português a vencer uma prova rainha do motociclismo mundial. É o momento mais alto do motociclismo nacional.
É, também, o melhor resultado de sempre na carreira do piloto de Almada, numa prova aguerrida, marcada por um acidente aparatoso e por emoção até aos últimos metros.
O português seguia no terceiro lugar e, na última curva do circuito de Spielberg, aproveitou a 'luta' entre o australiano Jack Miller (Ducati) e o espanhol Pol Espargaro (KTM) para vencer a corrida.
Miller, que terminou no segundo lugar, felicitou Oliveira, destacando "a importância da vitória do Miguel para Portugal".
O Grande Prémio da Estíria ficou marcado por um arrepiante acidente, que envolveu Maverick Vinales.
A Yamaha do piloto espanhol ficou, aparentemente, sem travões quando ia a 227 quilómetros/hora e Vinales teve que saltar da mota.
Recorde-se que Portugal irá receber uma prova do mundial MotoGP brevemente.
"Estou muito emocionado"
Nas primeiras declarações, Miguel Oliveira garantiu estar "muito emocionado" e ter ficado "sem palavras" com esta vitória. "Fizemos história", disse o português, ainda em festa.
"Quero agradecer às pessoas que acreditaram em mim. À minha família, à minha equipa e patrocinadores e aos portugueses. Somos os maiores", brincou.
[em atualização]