Os títulos do Banif fecharam a sessão da bolsa de Lisboa desta segunda-feira a perder 41,82% para 0,0008 euros. Durante o dia, chegaram a recuar 56,36% para 0,0006 euros.
A bolsa de Lisboa fechou em queda, em linha com as congéneres europeias, com o PSI20 a ceder 1,24% para 5.022,98 pontos.
A queda do preço das acções do Banif surge depois de a TVI24 e o “Público” terem avançado que o Banif pode ser alvo de uma intervenção para resolver a sua difícil situação financeira. O banco negou as notícias.
Em comunicado, o Ministério das Finanças disse estar a acompanhar a situação, visando garantir "a confiança no sistema financeiro, a plena protecção dos depositantes".
A Comissão Europeia considerou esta segunda-feira que qualquer solução a encontrar para o Banif terá que "assegurar a plena protecção dos depósitos garantidos" e a legislação da União Europeia.
O presidente do Governo Regional da Madeira afirmou ter recebido garantias do primeiro-ministro, António Costa, de que o processo de reestruturação "está a decorrer nos termos normais”.