A Arquidiocese do Panamá anuncia uma indulgência plenária aos participantes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que rezarem diante da primeira imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
A Igreja panamiana recebeu autorização do Vaticano para que os fiéis possam obter o perdão diante de Nossa Senhora.
Para tal, têm que “confessar-se, participar na eucaristia e comungar, e rezar pelas intenções” do Papa Francisco.
“Sem dúvida, esta aprovação transcendental produzirá grandes frutos espirituais não apenas a nível nacional como internacional, pela grande convocatória da Jornada Mundial da Juventude, que atrai muitos jovens peregrinos de todas as partes do Mundo”, refere a organização da JMJ, em comunicado.
A primeira imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, talhada segundo indicações da Irmã Lúcia, não sai de Portugal desde o ano 2000.
A indulgência é definida no Código de Direito Canónico e no Catecismo da Igreja Católica como “a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em determinadas condições pela ação da Igreja”.
O Panamá recebe a Jornada Mundial da Juventude a partir de terça-feira, 22 de janeiro, até domingo, dia 27.
O Patriarcado de Lisboa candidatou-se a organizar a próxima JMJ, em 2022. A decisão será anunciada pelo Papa Francisco, no dia 27.