O chefe dos Serviços Secretos da Rússia manteve uma conversa tensa com Vladimir Putin durante a reunião do Conselho de Segurança Nacional de onde saiu a decisão de reconhecer as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk como territórios independentes.
Sergei Naryshkin foi repetidamente interrompido pelo Presidente russo que, num tom claro de repreensão, o instruiu a "falar sem rodeios" sobre aquilo que pensava para os territórios do leste da Ucrânia.
"Podíamos dar aos nossos, digamos, parceiros ocidentais, uma última hipótese, apresentando-lhes a escolha, no mais curto prazo possível, para forçar Kiev a escolher a paz e implementar os acordos de Minsk", disse Naryshin a Putin, acrescentando que, "na pior das hipóteses, devemos tomar a decisão que estamos discutindo hoje".
"O que significa 'no pior caso'? Está a sugerir que iniciemos as negociações ou que reconheçamos a soberania?", questionou Putin.
À assertividade da pergunta, o chefe dos Serviços Secretos respondeu com um longo gaguejo que levou Putin a aumentar a pressão: "Fale, fale, fale sem rodeios!"
"Apoio a proposta sobre a entrada das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk na Federação Russa", respondeu Naryshkin, mas foi rapidamente corrigido por Putin.
"Não estamos a falar sobre sobre isso", respondeu o Presidente num tom de clara reprovação. "Estamos a falar do reconhecimento sua independência ou não.", ao que o Sergei Naryshin finalmente respondeu que apoiava essa proposta.