Uma viatura dos bombeiros ardeu esta quinta-feira de manhã durante o combate ao incêndio que deflagrou na quarta-feira em Lamas, concelho de Valpaços, e que continuava hoje a lavrar em zona de mato e pinhal, adiantou o comandante deste teatro de operações.
José Barros, comandante dos bombeiros de Sabrosa, disse que na sequência do incidente não se verificaram feridos, explicando que a viatura pesada foi atingida durante o combate ao fogo naquele concelh do distrito de Vila Real.
A informação foi confirmada à Lusa pela Liga dos Bombeiros Portugueses:
“Esta manhã ardeu mais uma viatura de bombeiros, felizmente sem consequências para os bombeiros que faziam parte da sua tripulação.”
A viatura, explicou a Liga, “apoiava o combate ao fogo em Valpaços e pertence à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carnaxide, Oeiras”.
José Barros referiu que o fogo lavra numa zona de mato e pinhal, tem duas frentes ativas e muitos pontos quentes, não havendo, neste momento, localidades em perigo.
As preocupações dos operacionais são também as “condições meteorológicas desfavoráveis” esperadas para esta tarde, nomeadamente o vento forte.
Segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 12:45 estavam mobilizados para este fogo 203 operacionais, 63 viaturas e cinco meios aéreos.
O alerta para este fogo foi dado às 17:35 de quarta-feira.
No distrito de Vila Real, havia, pela mesma hora, oito ocorrências em curso, entre incêndios ativos, em resolução e conclusão, que mobilizavam um total de 731 operacionais, 210 viaturas e seis meios aéreos.
A ocorrência que empenha mais meios continua a ser a que deflagrou domingo, na Samardã, também no distrito de Vila Real, e que na quarta-feira à noite foi dado como dominado pela terceira vez.