Rei de Espanha volta a receber partidos. Eleições cada vez mais prováveis
26-04-2016 - 08:52

Audições serão retomadas esta terça-feira, mas sem perspectivas de um acordo entre as forças da esquerda que possibilite formar Governo.

O Rei de Espanha já está a dar como certa a realização de novas eleições legislativas e pediu aos partidos que façam uma campanha austera.

Filipe VI começou a receber as forças partidárias pela terceira vez desde as eleições de Dezembro, e depois de, no mês passado, o líder do PSOE ter falhado a investidura na câmara dos deputados.

As audições serão retomadas esta terça-feira, mas sem perspectivas de um acordo entre as forças da esquerda que possibilite formar Governo.

Os espanhóis foram a votos a 20 de Dezembro, mas nenhum partido teve maioria absoluta e, até agora, não houve acordo para a formação de um Governo maioritário. O Partido Popular foi a força partidária mais votada.

A primeira tentativa para formar Governo foi entregue a Mariano Rajoy, do PP, mas o actual chefe de Governo não conseguiu aliados.

O partido liderado por Mariano Rajoy conquistou 28% dos votos e 123 mandatos de deputados. O PSOE conseguiu 22% dos votos, 90 lugares no Parlamento.O Podemos teve 20% dos votos, 69 lugares de deputados.O Cidadãos garantiu 40 mandatos, quase 14% dos votos.