A descoberta de uma bomba de cinco toneladas por parte de uma equipa de construção civil está a provocar o caos na cidade alemã de Dusseldorf, na Alemanha.
Trata-se de um resquício da Segunda Guerra Mundial que precisa agora de ser desarmado podendo explodir a qualquer momento, avisa a autarquia local.
Como medida de segurança, milhares de pessoas foram evacuadas das suas casas e foi criado um perímetro de segurança de um quilómetro. Entre os edifícios evacuados inclui-se um hotel com 250 hóspedes, de acordo com a edição online do “Die Welt” em inglês. O trânsito está a ser fortemente afectado e é possível que o tráfego aéreo também seja, diz o jornal.
É frequente na Alemanha encontrarem-se engenhos explosivos por deflagrar, perdidos desde a Segunda Guerra Mundial, mas a maior parte são desarmados com sucesso. Em 2014 um trabalhador morreu quando uma escavadora atingiu e fez explodir uma bomba de grandes dimensões.
Recentemente em Portugal um barco "pescou" uma bomba também da Segunda Grande Guerra, que teve de ser detonada no mar em condições de segurança.