Na loja do cidadão em Braga, a espera, na manhã deste sábado, fez-se sem grande demora para quem quis renovar ou levantar o cartão de cidadão ou o passaporte.
À Renascença, vários utilizadores da Loja do Cidadão mostraram-se satisfeitos com o serviço, em Braga.
O balcão de atendimento é um dos nove que estão este sábado em regime de “Casa Aberta” e com horário alargado.
A
medida está a ser aplicada em Lojas do Cidadão na área de Lisboa - Laranjeiras,
Saldanha, Marvila e Odivelas –, na área do Porto - Porto e Vila Nova de Gaia –,
em Coimbra, Braga e Faro. As Lojas do Cidadão com modalidade Casa Aberta passam
a estar abertas nos próximos sábados, entre as 09h00 e as 22h00, até 20 de novembro.
Em Lisboa, as senhas acabaram pouco depois da abertura
Já na Loja do Cidadão das Laranjeiras, em Lisboa, esta manhã o ambiente era de descontentamento. Segundo a agência Lusa, o primeiro utente chegou às 03:00, às 11:00 já não havia
senhas.
Ao meio-dia, foram disponibilizadas novamente algumas senhas para o cartão de cidadão, mas esta informação não foi divulgada entre quem esperava, e quem nunca soube dessa possibilidade, já há muito tinha ido embora. Só casualmente, quem por aquela altura perguntasse se havia senha, tinha sorte em recebê-la.
Ainda assim, às 12:10 as senhas iam no número 144, enquanto o atendimento estava ainda na senha 31.
Com os passaportes a situação não era muito diferente, com os serviços a darem vazão apenas às entrega dos documentos já prontos.
Com a adoção da modalidade Casa Aberta nas regiões do país onde os serviços estão mais pressionados pela procura, o Ministério da Justiça (MJ) pretende fazer face ao acumulado de documentos cujo prazo de validade expirou durante o período de confinamento, como resultado da “necessária redução do atendimento presencial”, designadamente com o fecho das Lojas do Cidadão.
A par do atendimento na modalidade Casa Aberta aos sábados, o MJ sublinha que continua a ser possível renovar e levantar o CC e o passaporte durante a semana, nos locais e horários normais, quer por via de agendamentos já efetuados, que se mantêm, quer através de atendimento espontâneo.