As mortes registadas em acidentes rodoviários entre 2010 e 2015 diminuíram em Portugal 33%, enquanto a média da União Europeia se situou numa descida de 17%, segundo as estatísticas preliminares divulgadas esta quinta-feira.
Segundo o relatório da Comissão Europeia, Portugal foi o terceiro país onde os números mais baixaram nestes cinco anos, atrás da Grécia (-36%) e da Dinamarca (-35%).
Na comparação entre 2014 e 2015, a média europeia de mortes na estrada aumentou 1%, estando Portugal (-2%) entre os 10 países onde as estatísticas diminuíram.
Na conferência de imprensa de apresentação dos dados, em Bruxelas, a comissária responsável pelos Transportes, Violeta Bulc, comentou o recente acidente, em França, no qual morreram 12 emigrantes portugueses.
"Foi um acontecimento muito trágico e só posso esperar que não se repita", afirmou a responsável, sublinhando caber agora às autoridades locais analisar as causas.
"Os serviços de transportes em autocarros, em geral, são seguros", considerou ainda.
Estradas seguras mas morrem 26 mil pessoas
As estatísticas publicadas confirmam que as estradas europeias continuam como das mais seguras a nível mundial, apesar do recente abrandamento na redução das mortes nas estradas, tendo sido registadas 26 mil mortos no ano passado, menos 5.500 em comparação com 2010.
"Porém não há melhoria a nível da UE em comparação com 2014" e a Comissão estima que 135 mil pessoas tenham ficado gravemente feridas em acidentes nas estradas dos 28, enquanto a nível de custos sociais a factura deverá ser, pelo menos, cem mil milhões de euros, lê-se no comunicado do executivo comunitário.
A comissária europeia saudou os "resultados impressionantes" conseguidos nas últimas décadas, mas ressalvou ser "alarmante a actual estagnação" dos números.
Violeta Bulc instou os Estados-membros a reforçar esforços para aumentar a segurança rodoviária, nomeadamente através da aplicação das regras de trânsito, desenvolvimento de infraestruturas, educação e campanhas de sensibilização.
Em 2015, a taxa média de mortalidade nas estradas, a nível da UE, foi de 51.5 por milhão de habitantes, um número que se tem mantido nos últimos dois anos, enquanto entre 2012 e 2013 houve uma redução significativa de 8%.