O Papa prepara-se para aquela que será a viagem mais longa do seu Pontificado por países da Ásia e Oceânia.
Francisco vai proferir 12 discursos e quatro homilias, entre 2 e 13 de setembro, numa visita que inclui a Indonésia, Papua Nova-Guiné, Timor-Leste e Singapura.
Em cada uma das etapas, além dos habituais encontros com as autoridades e responsáveis das Igrejas locais, destaque para o foco inter-religioso, sobretudo na Indonésia e em Singapura.
A realidade dos mais pobres e carenciados, sobretudo crianças e jovens é outra das prioridades. Em Jacarta, Francisco encontra os que recebem assistência das obras de caridade da Igreja, na Papua reúne-se com jovens num estádio e visita crianças apoiadas pela Caritas local e o mesmo acontece em Dili: o Papa fala aos jovens num Centro de convenções e visita crianças com deficiência na escola “Irmãs Alma”.
Em todas as etapas desta viagem apostólica, a missa é celebrada em estádios desportivos, exceto em Dili, onde a eucaristia está marcada para 10 de setembro, na esplanada Taci Tolu.
Na Papua Nova-Guiné, além da capital Port Moresby, o Papa também visita a cidade de Vanimo, onde está previsto um discurso aos fiéis e um encontro privado com um grupo de missionários.
Esta viagem apostólica – a mais longa do pontificado de Francisco - inclui sete voos, na sua maioria de longa duração.