Doze países ocidentais acordaram medidas para “perturbar e dissuadir” a dita “frota sombra” da Rússia, a fim de evitar violações das sanções e aumentar o custo para Moscovo da guerra na Ucrânia, anunciou o governo da Estónia esta segunda-feira.
As medidas foram acordadas pela Alemanha, Reino Unido, Polónia, Países Baixos, as cinco nações nórdicas e os três Estados bálticos.
Os países ocidentais impuseram sanções a uma vasta gama de navios que são utilizados por Moscovo para evitar restrições à exportação de petróleo russo e outras cargas. Os navios da “frota sombra” não são regulados ou segurados por fornecedores ocidentais convencionais.
“Estamos a tomar medidas concertadas para dissuadir a frota sombra da Rússia e evitar tentativas de evasão às sanções”, afirmou o primeiro-ministro da Estónia, Kristen Michal, num comunicado.
A Dinamarca, a Suécia, a Polónia, a Finlândia e a Estónia vão começar a verificar os documentos de seguro dos navios suspeitos que atravessam o Canal da Mancha, os estreitos dinamarqueses, o Golfo da Finlândia e o estreito entre a Suécia e a Dinamarca, acrescentou.