O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, garante que Portugal vai contar com mais meios financeiros para o combate aos incêndios.
“As previsões meteorológicas apontam para temperaturas das mais exigentes que temos conhecido em toda a Europa e foi a razão pela qual a Europa duplicou os meios aéreos para o conjunto do Mecanismo europeu de resposta comum”, justifica o ministro.
Segundo José Luís Carneiro, Portugal tem “mais meios humanos este ano, precisamente prevendo um Verão mais exigente do que o ano que passou, mais meios materiais, mais veículos, mais meios financeiros”.
Nestas declarações, à margem da partida, para o Canadá, de um contingente de 140 operacionais portugueses, que vão ajudar no combate aos fogos florestais naquele país, o ministro partilhou ainda o desejo de a “1 de julho termos, no mínimo, 60 meios aéreos”.
José Luís Carneiro sublinhou ainda a importância de Portugal integrar o contingente internacional que vai apoiar as forças canadianas que combatem os fogos há já vários dias e classificou este envio como uma missão de solidariedade.
A força operacional conjunta é composta por 140 operacionais que integram elementos de várias entidades, incluindo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a GNR.