São 27, os incêndios em curso a esta hora no país. Mas para a Autoridade Nacional de Protecção Civil, os mais preocupantes são os dois que lavram no distrito de Castelo Branco, que mobilizam mais de mil operacionais e obrigaram ao corte de várias estradas.
O fogo que lavra desde domingo na localidade de Mosteiro de São Tiago, freguesia de Várzea dos Cavaleiros, concelho da Sertã, tem duas frentes activa e está a ser combatido por 734 operacionais, com o auxílio de 228 meios terrestres.
Devido ao incêndio, estão cortadas, segundo a ANPC, a Estrada Nacional 224 em Mesão e Cardigos, Estrada Municipal 526-1 em Várzea dos Cavaleiros e a Estradas Municipal 538 em Vale do Pereiro-Vale Junça.
Também no distrito de Castelo Branco, continua por dominar o incêndio em Vale de Coelheiro, freguesia de Santo André das Tojeiras que mobiliza 238 operacionais, com o apoio de 75 veículos.
Por causa deste incêndio estão cortadas a Estrada Nacional 3 e Itinerário Principal (IP) 2 entre Alvaiade e Sarnadas de Ródão e a Estrada Municipal Bugios-Sarnadinha.
Em fase de resolução está o incêndio que deflagrou no domingo à tarde na localidade de Domingos da Vinha, freguesia de Belver, concelho de Gavião, distrito de Portalegre, encontrando-se no local 330 operacionais, com o apoio de 107 veículos.
Este incêndio obrigou ao corte da Estrada Municipal 1010 em Domingos da Vinha e Areia, a Estrada Municipal 1020-2 em Outeiro Fundeiro e Outeiro Cimeiro e Estrada 1011 Alvisquer e Areia.
Em fase de resolução estão os incêndios na freguesia de Vale Frechoso, concelho de Vila Flor, distrito de Bragança, que mobiliza 164 operacionais, com o apoio de 62 veículos, e o da localidade de Carvalhosa, freguesia de Ceira, distrito de Coimbra, encontrando-se no local 217 operacionais, com o auxílio de 60 veículos.