Rúben Amorim não poupa em Tondela a pensar no Benfica
08-04-2022 - 13:45
 • Renascença

Sporting tem quatro habituais titulares em risco de exclusão. Porém, Amorim, que fará o jogo 100 pelo Sporting em Tondela, salienta que é proibido perder pontos antes de receber o rival.

Rúben Amorim garante que não poupará jogadores frente ao Tondela a pensar na jornada seguinte, em que o Sporting recebe o Benfica.

Matheus Reis, Ugarte, Pedro Gonçalves e Paulinho falharão o jogo com o Benfica caso vejam cartão amarelo frente ao Tondela. No entanto, Rúben Amorim recusa poupar quem quer que seja ou reduzir a agressividade.

"Não vai mudar nada. Quem não puder jogar com o Benfica não vai jogar. Este é o jogo mais importante. Importante para manter a vantagem para o Benfica, que depois vamos encontrar, e isso é um aspeto psicológico muito importante. Não vamos poupar ninguém. Quem não puder jogar não joga, temos um grupo de grande qualidade. Não vamos aumentar a intensidade, o que vamos fazer é aumentar a intensidade em relação ao último jogo", frisou o técnico do Sporting, esta sexta-feira, na conferência de imprensa de antevisão da visita ao Tondela, da jornada 29.

A vantagem do Sporting, segundo classificado, para o Benfica, terceiro, é de nove pontos. Um deslize pode deixar os leões pressionados - e o rival motivado - para o dérbi de Alvalade, a 17 de abril, na 30.ª ronda.

Sporting pressionado vs. Tondela motivado


O treinador admite que o Sporting não pode continuar a tropeçar, pelo que tem de "ganhar e, principalmente, jogar melhor do que na semana passada", em que teve dificuldades para bater o Paços de Ferreira:

"Estamos num bom momento para voltar a fazer grandes exibições e vencer o jogo. O Tondela tem de fazer pontos, luta pela sobrevivência, mas sabe que vai defrontar uma equipa que luta pelo titulo, o que lhes tira pressão. Têm jogadores jovens e talentosos, criaram-nos problemas em casa. Será um jogo difícil temos de jogar bem fazer golos e vencer."

No sábado, espera-se um Tondela "motivado e sem pressão" e montado em 5-4-1, o que tira "muito espaço" ao Sporting e o obriga a ser "criativo, móvel e agressivo". A grande dificuldade que Rúben Amorim antevê é o facto de o novo treinador dos beirões, Nuno Campos, ser português e, portanto, conhecer melhor o campeonato e o próprio Sporting.

"Os treinadores portugueses conhecem bem o campeonato, respondem melhor ao que o jogo quer. Prevejo um jogo muito difícil, contra uma equipa que nos vai criar dificuldades nas saídas. A grande diferença é um conhecimento mais profundo do Sporting", sustentou.

Mais 100 jogos só ganhando mais troféus


A visita a Tondela marca o jogo 100 de Rúben Amorim ao comando do Sporting. Uma marca bonita, que o técnico espera estender.

"Espero estar mais 100 jogos, sabendo que se não ganhar amanhã [sábado], se não ganhar ao Benfica e se for eliminado para a Taça poderei já não ter mais do que três jogos. É a nossa realidade, vivo bem com isso. O objetivo é ficar muitos anos no Sporting, mas tudo depende dos resultados e do que acontecer já em Tondela", disse Amorim.

O Sporting não pode contar com Palhinha e Nuno Santos, castigados, nem com Feddal, que "sentiu uma dor no treino e vai estar fora". Rúben Amorim vai convocar o catalão José Marsà, da equipa B.

O Tondela-Sporting, da jornada 29 da I Liga, está marcado para sábado, às 20h30, no Estádio João Cardoso. Terá arbitragem de Luís Godinho, com Vasco Santos no videoárbitro. Encontro com relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.