O PS quer ouvir os antigos ministros das Finanças Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque na comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD). Os socialistas solicitaram também documentos à Caixa, ao Governo e ao Banco de Portugal (BdP).
O requerimento seguiu esta quinta-feira para o presidente da comissão parlamentar de inquérito, o social-democrata José Matos Correia, e prevê a possibilidade de incluir novos nomes.
Na parte das audições, os socialistas chamam nesta fase sete personalidades: o governador do BdP, Carlos Costa, o ainda presidente da CGD, José de Matos, os antigos ministros do PSD Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque e três pessoas ligadas à CGD (Eduardo Manuel Hintze da Paz Ferreira, presidente da comissão de auditoria do banco, Fernando Faria de Oliveira, ex-presidente do conselho de administração da Caixa, e Álvaro José Barrigas do Nascimento, também ex-presidente da administração do banco público).
Entre os documentos pedidos pelo partido estão, por exemplo, o plano de capitalização da CGD de 2012 e um parecer do BdP sobre esse mesmo plano. Mas os socialistas, coordenados na comissão pelo deputado João Paulo Correia, querem também conhecer o "regulamento de concessão de crédito de elevado montante e políticas de gestão dos riscos de crédito" do banco desde o ano de 2000.
A comissão de inquérito à Caixa, potestativa e pedida por deputados de PSD e CDS-PP, reúne-se na sexta-feira no Parlamento.