A convocatória de João Mário para a seleção nacional principal não surpreende Mário Silva.
O treinador que orientou o defesa duas épocas, tendo conquistado a Youth League, diz em entrevista a Bola Branca que esta chamada é natural, dado o percurso e exibições que tem feito no FC Porto e nas seleções jovens.
"De acordo com o trabalho e a performance que ele vai tendo num clube com a dimensão do FC Porto, é mais que natural ser chamado à seleção nacional. Um jogador que tem um percurso pelas seleções jovens e que tem sido uma presença habitual no onze titular do FC Porto sempre que está disponível, por isso é com naturalidade que o João Mário é chamado à equipa A”, afirma.
Mário Silva não esconde que este é um momento de orgulho para o jogador e também para si: "Enquanto ex-treinador do João durante duas épocas, fico muito feliz e satisfeito por ver que ele está a ter sucesso".
"Primeiro tomou-se profissional no clube do coração, depois conseguiu impor-se na equipa principal do FC Porto, o que não é fácil, porque é um grande clube e que disputa grandes competições, e agora ser chamado à seleção nacional, que é um orgulho para todos. Um motivo de orgulho principalmente para o João e para a sua família, mas nós que privámos com ele e que fizemos parte do caminho dele, orgulhosos também", revela.
Nesta declarações, Mário Silva elogia a forma como Sérgio Conceição adaptou João Mário a defesa direito, que lhe dá uma polivalência que pode ser utilizada por Roberto Martínez.
"Ele fez toda a sua formação como ala, mas o Sérgio Conceição adaptou-o e muito bem, à função de lateral direito, que lhe dá em termos ofensivos uma projeção grande na equipa. Em termos defensivos cresceu muito e está muito competente. Importante também porque se pode adaptar a diferentes estruturas táticas. Por isso pode ser uma mais-valia para o selecionador, esta versatilidade que tem", considera.
A chegada à seleção pode elevar o rendimento do jogador do FC Porto.
"Acredito que chegará à seleção nacional, e no meio de grandes jogadores poderá ainda ser melhor. Pela experiência que tenho, estando num contexto que nos pode valorizar com grandes jogadores, será sempre um crescimento grande, a nível de rendimento do próprio jogador, que chega a esse contexto", finaliza.
João Mário, de 23 anos, soma duas assistências em 16 jogos pelo FC Porto esta época. Vive a sua quarta temporada na equipa principal dos dragões.