“‘Para alcançarem a paz’: Fátima e o imperativo do amor”. É o tema do encontro na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, apresentado por André Pereira, diretor do Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima, no dia 5 de novembro, às 15h30.
O encontro propõe-se apontar pistas para a construção da paz e reveste-se de especial interesse e importância numa altura em que a guerra volta a dominar as preocupações do mundo.
“O acontecimento de Fátima oferece-nos pistas para vislumbrar e testemunhar esse horizonte em que o coração triunfa, em que o amor triunfa, assumido como dom e tarefa na construção da paz como condição integral e transversal; como condição, em suma, da vida segundo o Reino”, lê-se na sinopse da palestra, citada pelo Santuário.
O tema do encontro terá como ponto de partida o insistente apelo à oração que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos, nas aparições de 1917.
André Pereira, que vai orientar o encontro, fez formação teológica na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, onde desenvolveu particular interesse pelos âmbitos de reflexão da Teologia Fundamental, e tem situado o pensamento e o estudo no horizonte hermenêutico-teológico do acontecimento e da mensagem de Fátima.
O encontro culminará com um recital de música, desta vez a cargo de um trio de vozes, órgão e piano, composto por elementos do Serviço de Música Sacra do Santuário. Marta Fagundes, como mezzo-soprano, e José Leite, como tenor, acompanhados ao órgão e piano por Davide Barros, irão interpretar peças do período barroco à atualidade, num alinhamento onde se poderão composições de: Bach; Gioachino Rossini; Mendelsshon; César Franck; Camille Saint-Saëns e William Gomez.
O trio que interpretará o recital assume, diariamente, a animação musical das celebrações do Santuário de Fátima.