O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, anunciou, à entrada desta sexta-feira ,que a comunidade internacional chegou a um princípio de acordo para um cessar-fogo, dentro uma semana, na Síria.
O secretário de Estados dos estados Unidos, John Kerry, deu uma conferência de imprensa, ao lado do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, após reunião do Grupo Internacional de Apoio à Síria. De acordo com o chefe da diplomacia norte-americana, uma paz duradoura na Síria só se consegue se todos trabalharem em conjunto.
O acordo estabelece que a ajuda humanitária vai ser alargada a uma série de cidades sírias. Kerry acrescentou que as negociações inter-sírias devem “recomeçar assim que possível”.
Quase meio milhão de mortos e perdas económicas superiores a 250 mil milhões de euros. O retrato negro de cinco anos de guerra civil na Síria é revelado, esta quinta-feira, pelo jornal “The Guardian”, que cita um relatório do Centro Sírio de Pesquisa Política.
Dos mortos, 400 mil terão sido causados pelo conflito e cerca de 70 mil devido a falta de água potável, medicamentos e outros cuidados básicos.
Neste momento, a situação mais crítica verifica-se no norte do país, entre Aleppo, a segunda maior cidade síria, e a fronteira com a Turquia, para onde convergem muitos milhares de refugiados que tentam entrar naquele país.