Os negócios de cedência de dados do Facebook a grandes empresas tecnológicas estão a ser alvo de uma investigação criminal do Ministério Público norte-americano, avança o jornal “The New York Times”.
Um grande júri de Nova Iorque requereu o acesso aos registos de, pelo menos, dois importantes fabricantes de telemóveis e outros dispositivos, escreve o jornal citando uma fonte próxima do processo.
As duas empresas em causa estão entre as mais de 150, incluindo a Amazon, Apple e Microsoft, que realizaram parcerias com o Facebook para poderem aceder a informação pessoal de centenas de milhões de utilizadores da maior rede social do mundo.
O Facebook enfrenta uma onda de processos judiciais e de inquéritos dos reguladores devido às suas práticas em matéria de política de privacidade.
O gigante tecnológico está na mira da Comissão Federal do Comércio, da Comissão de Valores Mobiliários e outras duas agências do estado de Nova Iorque.
Além do negócio de cedência de dados, as investigações estão centradas na partilha de informação de 87 milhões de pessoas com a empresa Cambridge Analytica, para fins políticos durante a campanha presidencial de 2016, no Estados Unidos, que acabou com a vitória de Donald Trump.
O Facebook garante que está a colaborar com os investigadores nos vários inquéritos de que é alvo.