​“Assim haja vacinas”. Coordenador do plano de vacinação admite dar prioridade a idosos
20-01-2021 - 16:57
 • Pedro Mesquita

União Europeia quer ter concluída a vacinação no fim de fevereiro, início de março, de 80% das pessoas a partir dos 80 anos e, no verão, de 70%.

Veja também:


O coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos, diz que “será exequível” tornar os idosos prioritários se houver vacinas disponíveis.

“Será exequível, assim haja vacinas”, disse Francisco Ramos à Renascença, sem, no entanto, querer gravar declarações.

A posição é assumida depois do primeiro-ministro António Costa ter admitido que o plano nacional podia ser revisto para incluir como prioritários os idosos com mais de 80 anos.

Esta mudança pretenderá contribuir para que a União Europeia alcance as metas estabelecidas de ter concluída a vacinação no fim de fevereiro, início de março, de 80% das pessoas a partir dos 80 anos e, no verão, de 70% da população adulta na Europa.

Portugal registou esta quarta-feira mais 219 mortes relacionadas com a covid-19 e 14.647 novos casos de infeção com o novo coronavírus, os valores mais elevados desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim revela também que estão internadas 5.493 pessoas internadas, mais 202 do que na terça-feira, das quais 681 em unidades de cuidados intensivos, ou seja, mais 11, dois valores que também representam novos máximos da fase pandémica.