O lusodescendente David Simas foi nomeado presidente do conselho de administração da Fundação Obama.
Nos últimos oito anos David Simas foi director político do Presidente dos Estados Unidos, aconselhando Barack Obama nos mais variados temas da sua governação.
Barack Obama cessa funções a 20 de Janeiro, dando lugar a Donald Trump, e o português vai ter como nova missão comandar os destinos da Fundação Obama.
A fundação vai instalar-se em Jackson Park, na zona sul de Chicago. Vai albergar uma biblioteca presidencial, um museu e os escritórios da organização.
Uma das primeiras tarefas de David Simas será lançar uma campanha de angariação de fundos para concretizar a obra, que deverá ser inaugurada até 2021.
“No próximo ano, a Fundação Obama vai continuar o trabalho importante de criar um centro presidencial que inspire os cidadãos e as comunidades a abraçarem grandes desafios”, disse David Simas, em comunicado.
Advogado de formação, Simas é filho de pai açoriano e mãe alentejana. Passou a infância em Taunton, no Massachusetts, onde foi activista da comunidade portuguesa e começou a trabalhar com o governador local. O conselheiro de Obama desempenhou um papel essencial na reeleição do Presidente, em 2012.