Veja também:
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
O número de profissionais de saúde infetados com a Covid-19 em Portugal aumentou para 1.124. Os dados foram avançados esta quinta-feira, em conferência de imprensa pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.
De acordo com o balanço revelado pelo governante, estão doentes com o novo coronavírus 206 médicos, 282 enfermeiros e 636 assistentes técnicos, assistentes operacionais e técnicos de diagnóstico.
Até ao dia de ontem, quarta-feira, havia sete médicos e um enfermeiro internados nos cuidados intensivos, adiantou António Lacerda Sales.
No anterior balanço realizado segunda-feira, havia 853 profissionais de saúde infetados com o coronavírus em Portugal.
Portugal regista hoje 209 mortes associadas à covid-19, mais 22 do que na quarta-feira, e 9.034 infetados (mais 783), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
No dia em que assinala um mês desde que o primeiro caso da doença foi detetado em Portugal, o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de quarta-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (107), seguida da região Centro (55), da região de Lisboa e Vale do Tejo (44) e do Algarve, que hoje regista três mortos.
Relativamente a quarta-feira, em que se registavam 187 mortes, hoje observou-se um aumento de 11,8% (mais 22).
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disseram à Renascença, na quarta-feira, que o número de profissionais infetados com a Covid-19 pode ser maior que o conhecido e pediram mais testes e proteção.
O secretário-geral do SIM, Roque da Cunha, acusa as autoridades de saúde de estarem a “maquilhar os números” relativos aos médicos infetados com Covid-19, uma vez que, só são testados os profissionais de saúde que estejam sintomáticos, explica.