Donald Trump foi excluído do boletim de voto às eleições primárias do Partido Republicano no estado do Illinois, anunciou esta quarta-feira um tribunal daquele estado norte-americano.
Em causa está o alegado envolvimento do antigo Presidente dos Estados Unidos na insurreição no Capitólio, em Washington, em janeiro de 2021.
No entanto, a juíza Tracie Porter deixou a decisão em suspenso perante um previsível recurso dos advogados de Donald Trump.
As primárias do Partido Republicano no estado do Illinois estão marcadas para 19 de março.
Na corrida com Donald Trump à nomeação está ainda Nikki Haley, antiga embaixadora nas Nações Unidas.
As eleições presidenciais nos Estados Unidos estão marcadas para 5 de novembro deste ano. O candidato republicano vai defrontar o democrata Joe Biden.
Noutro processo a envolver o antigo Presidente, o Supremo Tribunal aceitou esta quarta-feira decidir se o antigo presidente republicano Donald Trump pode ser julgado por interferência eleitoral nas presidenciais de 2020 ou se tem imunidade, num processo que será examinado no final de abril.
A questão da imunidade presidencial tornou-se um obstáculo nos diversos casos que o Departamento de Justiça dos EUA abriu contra Trump, e especialmente no de Washington, por tentativa de reverter o resultado de 2020, quando perdeu as eleições para o democrata Joe Biden.