O Grupo de Projeto para a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ) leva à Sé do Porto a exposição sobre os santuários marianos de Portugal.
A mostra conta com um conjunto de fotografias dos “mais emblemáticos templos dedicados a Maria” existentes do norte a sul e dos Açores à Madeira.
Parte integrante da Cidade da Alegria, o espaço acolheu milhares de peregrinos que participaram na JMJ e, uma ano passado, o espaço pretende dar a conhecer a diversidade arquitetónica do património religioso do país, agora na cidade do Porto.
Na inauguração, o bispo D. Vitorino Soares, auxiliar da diocese, destacou que a exposição pode dar a oportunidade a quem não foi às JMJ de perceber um pouco do que foi e que também serve para dar a conhecer a cultura religiosa de Portugal.
“A exposição serve para dar memória a um acontecimento que criou um impacto no país, não apenas aos jovens nem à Igreja. Temos de fazer com que quem vivenciou a JMJ também possa transmitir o que foi aos que não estiveram presentes. Este é um roteiro patrimonial que veio ter à cidade do Porto. Esta reportagem fotográfica pode motivar a visita a estes Santuários para conhecer melhor a cultura religiosa do país”, disse D. Vitorinio.
O coordenador do Grupo de Projeto do Governo Português para a JMJ2023, José Sá Fernandes, disse à Renascença que a exposição serve para perceber o país através dos Santuários.
“Esta comunhão de todos os Santuários marianos estarem reunidos na Sé do Porto satisfaz-me. Esta exposição serve para percebermos o país através dos seus Santuários. Em alguns sítios é o granito, outros é o xisto, outros vê-se logo que são no Alentejo ou no Algarve. Há Santuários pequenos e grandes mas todo eles com uma grande fé”, salientou.
A representar a Câmara Municipal do Porto, a vereadora para o Turismo, Catarina Santos Cunha, disse que esta exposição só enriquece a cidade e "vem compor, vem acrescentar, vem mostrar o país".
"Espero mais iniciativas destas, até terminar este período da Jornada. Que outras venham, pois será sempre muito acarinhado pelo município de Porto e pela Câmara Municipal", acrescentou.
A autarca sublinhou a importância desta mostra para quem visita o Porto, pois através dela vê que o "país tem muito mais para oferecer, principalmente nesta área de turismo religioso". É muito relevante receber aqui a exposição na cidade”, concluiu a vereadora.
A exposição encontra-se nos claustros da Sé do Porto até ao final do mês de setembro.