A comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos, que se assinala a 28 de março, arranca já esta sexta-feira na cidade do Porto. O programa tem previstas mais de 80 atividades.
A programação abrange vários pontos turísticos do Centro Histórico do Porto, como Torre dos Clérigos, Quartel do Carmo, Praça da Batalha, Largo Amor de Perdição, entre outros.
Em nota enviada à Renascença, a Câmara Municipal do Porto refere atividades “para todas as idades”. Visitas guiadas, exposições, workshops, concertos, teatro, dança e oficinas diversas são algumas das iniciativas previstas para o fim-de-semana.
Museus, monumentos, igrejas e outras instituições vão abrir as portas à população com “iniciativas promovidas por 33 entidades, sob a coordenação" do município.
"Habitação e reabilitação urbana: uma abordagem transversal para a resolução de problemáticas nas cidades" é um dos temas abordados nas celebrações. Ana Leite Pereira, arquiteta responsável pela completa reconfiguração de dois prédios situados na Rua dos Mercadores e Rua de Sant’Ana (candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana), dinamizará uma conversa sobre a reabilitação, no Palácio das Artes.
Grande parte das atividades são gratuitas, mas estão sujeitas a inscrição prévia.
O Centro Histórico do Porto é considerado Património Mundial da UNESCO desde 1996.
O Dia Nacional dos Centros Históricos assinala-se a 28 de março.