Veja também:
Está em curso uma grande operação de resgate ao largo da Grécia, no Mediterrâneo, após o naufrágio de um barco que transportava centenas de migrantes.
A embarcação, que segundo as autoridades devia estar sobrelotada, virou-se ao largo da ilha grega de Creta, a 75 milhas da costa.
De acordo com um porta-voz da Guarda Costeira grega, “até ao momento foram salvas das águas 340 pessoas” e encontrados quatro corpos. “Segundo testemunhos de alguns dos resgatados, o barco partiu algures da costa africana”, acrescentou.
Além de um navio da guarda costeira estão envolvidos nas operações, um avião do porto de Fine e um helicóptero e várias embarcações à vela que estavam perto do local.
A melhoria do tempo, que trouxe uma acalmia do estado do mar, está a provocar uma nova onda de migrantes que tentam fazer a travessia entre a Líbia e a Itália.
Mais de 200.000 refugiados e migrantes chegaram à Europa desde o início do ano através do mar Mediterrâneo. Segundo os dados divulgados em Maio pela ONU, já foram contabilizadas mais de 2.500 mortes. 2016 já é considerado um ano mortífero.