Depois de Carlos César ter sugerido uma remodelação do Governo, o antigo deputado socialista Vitalino Canas, em declarações à Renascença, defende que esse cenário é cada vez mais provável.
“Seguramente, haverá já dentro do PS uma forte corrente a pensar que tem de haver alguma coisa que mude aqui um bocadinho o rumo do Governo”, disse.
O executivo “tem bons ministros, tem ministros menos adequados, mas é um Governo que os bons e os maus entraram aqui numa espiral de que não tenho a certeza que consiga recuperar”, assumiu.
Para Vitalino Canas, António Costa continua a ter capital político suficiente para governar e seria bom ter um recomeço.
"Aproveitando esse capital político, acho que o primeiro-ministro poderia eventualmente em alargar a base de recrutamento para o Governo", disse.
Para tal, em todo o caso, terá de apresentar um projeto de Governo "que não seja meramente uma remodelação setorial, aqui e ali".
Esta segunda-feira, em declarações à Renascença, o constitucionalista e antigo presidente do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (CFSIRP), Jorge Bacelar Gouveia, defendeu que Marcelo Rebelo de Sousa deveria convidar António Costa a formar um novo Governo, sem dissolver o Parlamento.
No entender de Vitalino Canas, demitir o Governo e formar um novo é muito melhor solução do que dissolver o Parlamento e convocar eleições.