A embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, afirmou esta sexta-feira que vai cessar funções “nos primeiros dias de outubro” e que partirá “com saudade”.
Em declarações aos jornalistas em Braga, à margem de uma iniciativa de solidariedade com a cidade ucraniana de Ivano-Frankivsk, Inna Ohnivets disse ainda que a sua saída é um processo “normal” e afirmou desconhecer quem lhe sucederá no cargo.
“Trabalho aqui há sete anos. Para os embaixadores ucranianos, o termo da missão diplomática no estrangeiro é quatro anos”, referiu, para dar conta de que se trata de um processo normal.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, destituiu Inna Ohnivets das funções de embaixadora da Ucrânia em Portugal, segundo comunicou em 24 de junho o chefe de Estado no seu ‘site’ oficial.
Hoje, Inna Ohnivets diz que sai “muita satisfeita” com o seu desempenho, por ter conseguido estabelecer contactos “bem-sucedidos” a diferentes níveis, e que deixa “muitos amigos em Portugal”.
“É um país maravilhoso, adoro a língua portuguesa, gosto muito de Portugal. Vou terminar a minha missão com saudade”, rematou.