Serra da Estrela. Capela de Nossa Senhora do Ar abre nos meses de verão
16-07-2022 - 10:39
 • Ana Lisboa

Uma iniciativa da Diocese da Guarda, que acontece pelo segundo ano consecutivo, tendo em vista revitalizar este espaço para atrair mais visitantes.

Localizada na Torre da Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental, a Capela de Nossa Senhora do Ar tem as portas abertas desde meados de junho, sempre aos domingos, de 15 em 15 dias, até setembro.

O que se pretende com esta iniciativa é acolher as pessoas que querem participar nas cerimónias religiosas e também atrair todos os que estão de visita àquela zona da Serra da Estrela.

De acordo com o diácono Paulo Caetano, da administração da capela, "um dos objetivos é mesmo estar a capela aberta para proporcionar aos visitantes, turistas, quer sejam nacionais, locais ou alguns internacionais, a oportunidade para conhecer este magnífico espaço, desfrutar desta vista maravilhosa perante a serra, mas também disponibilizar para que possam fazer a sua oração, saindo dali mais ricos, mais preenchidos, em que dão sentido à sua vida, não só pela beleza, mas também pela fé que os leva de novo com maior esperança para de onde vieram".

Para além da Celebração da Palavra e da Oração do Terço, há também outras cerimónias. É o caso, no próximo dia 15 de agosto, de uma Missa em bênção dos pastores que sobem a serra com as suas famílias e com as suas ovelhas.

Estas atividades acontecem apenas durante os meses de verão, até setembro, uma vez que no inverno o frio é insuportável, confirma este responsável.

Mandada construir pela Força Aérea Portuguesa em 1962, esteve de portas abertas até ao início da década de 70. Depois foi abandonada durante cerca de 30 anos. E no início deste século, a antiga capela foi recuperada por iniciativa de uma empresa que explora o turismo na Serra da Estrela e foi entregue à Diocese da Guarda.